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Como funciona o antifraude e como configurá-lo na Uappi?

O que é o antifraude na Uappi?

O antifraude é uma camada extra de segurança, uma aplicação para configuração de antifraudes, que atua em conjunto com os meios de pagamentos integrados em nossa plataforma, como Pagar.me, Vindi e PagBank

Ele pretende identificar e bloquear transações suspeitas automaticamente, evitando prejuízo por fraudes e chargebacks.

Antifraude na prática

Ao ativar o antifraude, todas as compras realizadas por cartão de crédito passam por uma análise antes da confirmação. Nessa análise, são verificados dados como:

  • nome e CPF do comprador;
  • endereço de entrega;
  • histórico de compras;
  • padrões comportamentais;
  • geolocalização e IP.

Se a compra for considerada suspeita, o sistema pode recusar automaticamente a transação e solicitar uma análise manual (em alguns casos, dependendo do gateway).

Como ativar o antifraude na Uappi

A configuração do antifraude é feita diretamente no módulo de pagamento da plataforma Uappi, e envolve duas etapas principais: o registro do conector antifraude e a ativação da configuração desejada.

1. Cadastrando o conector antifraude

  1. Acesse o menu lateral: Configurações > Pagamento > Pagamento
  2. Role até a seção “Conectores antifraude”
  3. Clique no ícone de edição do conector desejado
  4. Preencha os campos solicitados com as credenciais fornecidas pela empresa de antifraude contratada.

As informações exigidas podem variar dependendo do conector. Preencha com atenção e clique em “Salvar”.

Os antifraudes nativos na Uappi são Clearsale e Koin. Observação: A integração com a Koin só pode ser utilizada nos pagamentos da WAPI e nas lojas que utilizam o novo processamento de pedidos ativo.

2. Definindo as regras do antifraude

Ainda na tela de pagamento, você verá a área de Suas configurações de antifraude.

  1. Clique em editar;
  2. Selecione o conector antifraude previamente configurado;
  3. Defina os seguintes campos:
    • valor mínimo para análise: abaixo desse valor, o antifraude não será aplicado
    • ação automática: configure o que deve acontecer com pedidos aprovados/reprovados automaticamente.
  4. Clique em Salvar.

Como visualizar o status do antifraude nos pedidos

Você pode visualizar o antifraude no módulo de Pedidos. O ícone dele aparece do lado direito dos pedidos finalizados com cartão de crédito.

  1. Acesse um pedido feito via cartão de crédito;
  2. Na lateral direita, localize a seção Transações;
  3. Verifique o status do antifraude:
    • aprovado;
      em análise;
    • rejeitado.

Dúvidas frequentes

  • Pedidos reprovados pelo antifraude são cancelados automaticamente?
    Sim. Se o gateway reprovar a transação, o pedido na Uappi será cancelado automaticamente.

Precisa de ajuda?Acesse nossa Central de Ajuda para saber mais sobre a plataforma Uappi.

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